terça-feira, 23 de junho de 2009

Piñatas,Tamales e Atole

Hoje não passarei uma receita pois não acredito que seja possivel ser feita no Brasil. Mas como ela faz parte da vida e do cotidiano do Mexicano falerei um pouco sobre ela.



Pinhata ou Piñata.
Trata-se de uma brincadeira, que, normalmente, se dedica às crianças, contudo pode ser jogado por adolescentes e até adultos. Ela é recheada de doces, totalmente coberta por papel crepon, suspensa no ar a uma altura média de dois metros, onde o participante, vendado, tenta quebra-la com um bastão e, consequentemente, liberar os doces.
É especialmente popular no México onde é comum em aniversários, sob a forma de uma estrela de cinco pontas. (festa sem piñata não é festa).
Los Tamales são típicos do México e fazem parte da dieta diária do Mexicano. Ele é acompanhado com um delicioso Atole. O tamal se parece a uma pamonha mais é feito com uma massa mexicana própria para tamales. Ele pode ser recheado de muitos sabores, doces, salgados, carne, frango etc....Eles podem ser de varias cores, existem brancos, negros, vermelhos, amarelos, roxos, verdes, de mole, bicolores, etc
O atole é uma bebida pré hispânica consumida principalmente no México, Guatemala. Existem atoles de farinha de milho, trigo e arroz. Existem também diversos sabores eu só tomei o de chocolate e o de morango. Na verdade eu achava que era feito com leite e maizena, parece com mingau, kkkkkkkk

domingo, 21 de junho de 2009

Tequila, pulque, mescal



A tequila é originaria do México da região de Jalisco. Ela é originaria do agave-azul, que os mexicanos chamam de maguey. O maguey é um velho conhecido dos astecas, que usavam sua seiva para produzir aguamiel, bebida com características mais nutritivas que alcoólicas. O aguamiel, hoje em dia, é vendido nas lojas como pulque. Existe uma lei que só permite a produção da tequila em sua região. O Agave Azul é uma planta semelhante a um abacaxi gigante e só se desenvolve em terrenos de solo vulcânico e clima árido. Existem vários tipos de tequilas, suas categorias são: Jovem, Reposado ou Añejo. Tequila Jovens tem até 2 meses de envelhecimento em barris de carvalho (normalmente as Tequilas brancas – silver), as TequilaReposado” tem de 2 meses à 1 ano e as TequilasAnejo”, mais de 2 anos. Todas estas normas são exigidas pelo governo mexicano para comercialização do produto.
Mezcal é uma bebida alcoólica destilada, tal como a tequila, produzida com o sumo do agave. O mezcal diferencia-se da tequila por ser uma bebida mais "rústica", sendo em geral destilada apenas uma vez, contra duas ou três da tequila. Além do processo de elaboração diferente, o mezcal não está enquadrado nas normas do governo mexicano que regula toda a produção da tequila. Desta forma, para ser um mezcal, não é necessário ser produzido à partir do Agave Azul e nem estar dentro da área delimitada para a produção da tequila.

sábado, 20 de junho de 2009

Margarita



A margarita surgiu no México em uma cidade perto de Guadalajara, onde estão as principais destilarias dessa bebida. A historia conta que uma americana Margarita Sames tinha uma casa em Acapulco, onde na época os famosos de Hollywood passavam boas temporadas. Ela era uma das grandes socialites da época (1948) e recebia amigos como Lana Turner, Fred Mac Murray, Nick Hilton (dos hóteis), John Wayne etc.
Uma vez a anfitriã foi desafiada a criar um coquetel: ela misturou Cointreau com tequila e suco de limão. Como na época era hábito tomar tequila precedida por uma pitada de sal, acrescentou o anel de limão e sal em volta da borda do copo.

Resumindo é preciso uma taça de margarita.
Passe limão e sal na borda do copo
Em uma coqueteleira coloque uma doze de tequila, meia de cointreau, meio limão, gelo.
Existem algumas variaçoes como a Blue Margarita. ( é só vc trocar o cointreau por outro licor de laranja, existe azul, vermelho e até verde).
Obs: Um dos licores que uso mais barato que o cointreau e o curaçao Blue ou red e prefiro usar a tequila prata (aquela branquinha) as outras prefiro bebe-las puras.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Natal no Mexico


Uma das principais coisas que me marcaram no México foram as tradicionais posadas que começam no dia 16 de Dezembro e terminam no dia 24. Elas representam o caminho percorrido por Maria e José desde Nazaret até Belém onde nasce o menino jesus. As pessoas pedem posada de casa em casa durante 9 dias. As pessoas cantam umas musicas típicas e jantam cada dia em uma casa. Também brincam com a piñata valerei dela em outra ocasião. Na ultima posada, dia 24, quatro pessoas colocam o menino jesus (boneco comprado) em um tipo de rede e o balançam. Depois disso tem a ceia.
Canto da posada fala mais o menos assim:
"Unas personas están cantando afuera de la casa pidiendo posada junto con los peregrinos y las otras están dentro y contestan al canto, negándose a darles posada a los peregrinos. Al finalizar el típico ritual de "pedir posada", en la última casa visitada, se canta lo siguiente:
""Entren Santos Peregrinos, reciban este rincón, que aunque es pobre la morada, os la doy de corazón"
A letra da musica que se canta ao menino jesus enquanto o balançamos é a seguinte: A LA RORO NIÑO /A LA RORORO/ TE OFREZCO MI VIDA /Y MI CORAZÓN/. A LA RORO NIÑO/ A LA RORO YA/ DUERMETE MI NIÑO/ DUERMETE MI AMOR/. TIENES LOS OJITOS/ DEL COLOR DEL CIELO/ QUE SON DE LOS HOMBRES/ AMPARO Y CONSUELO/. NACISTE ENTRE PAJA/DE HUMILDE PORTAL/ Y A LIBRARNOS VIENES/DE PECADO Y MAL/. NOCHE VENTUROSA/NOCHE DE ALEGRÍA/ BENDITA LA DULCE/ DIVINA MARÍA/. COROS CELESTIALES/CON SU DULCE ACENTO/ CANTEN LA VENTURA/ DE ESTE MOMENTO.
As comidas natalinas no México não são tão diferentes das nossas, eles comem também peru, lombo, camarão, etc... Mais um prato que achei muito estranho foram os famosos romeritos. (prato da foto)

Para falar a verdade eu apesar de ter feito este prato no México eu não me lembro bem. Mais sei que tem Nopales(cacto), camarão seco (aqueles dos acarajes). Eu não consegui comer, talvez por isso não me lembro da receita kkkk.

A troca de presentes no natal acontece representando os presentes dos reis magos. Em outras casas é o papai noel que traz os presentes mesmo.
Sendo que a principal data de entrega de presentes as crianças é no dia dos reis magos que acontece dia 6 janeiro.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Ceviche

O ceviche é um prato de origem peruana baseado em peixe marinado em suco de limão ou outro citrico. O essencial é que o pescado seja branco e de carne firme; camarão, lagosta ou mesmo polvo podem também ser usados. Existem pequenas variaçoes entre os paises latinos mais todos eles são muito saborosos. São uma otima pedida no verão.

Como fazer:
Picar o filé de peixe em quadrados bem pequenos, deixa-los marinando no suco de limão 4 horas. (vc pode deixar só meia hora mais o peixe ficará bem cru, eu gosto dele bem cozido no limao, por isso deixo mais tempo). Juntar a cebola, tomates, coentro e pimenta picada e comer puro, com torradas, com nachos, com tostadas ou colocar-los em uma taça de martini, fica uma apresentaçao bem chique.
Se quizer acrescentar camarão ou polvo eu recomendo cozinha-los separadamente.
No mexico se coloca pedaços do avocado por cima.

Chile relleno




Chile relleno são pimentas recheadas. Normalmente é usado o chile poblano. Ele é recheado e frito, a que mais gosto é a recheada com quejo. É um prato muito comum no México.



Existem vários tipos de chiles rellenos un deles são os chiles en nogada que foi criado em Puebla por um convento em homenagem a Agustín Iturbide quando voltava de assinar o acordo de independência do México, em Agosto de 1821, por isso ele está ligado à Independência e é considerado um prato fino e elegante. (este não é passado no ovo e é servido com molho por cima).


Primeira coisa a se fazer é conseguir o chile coisa que aqui no Brasil é um pouco impossível kkkkk, depois disso é preciso assa-lo como a foto 1 mostra, assim que estiver preto retire a casca e ele estará pronto para ser recheado. Faça um pequeno corte na cabeça do chile e retire as sementes, logo depois coloque o recheio de queijo ou carne moída. Em quanto isso separe as claras das gemas e bata as claras até ficarem firmes e só depois adicione as gemas com muito cuidado. Agora passe os chiles nos ovos e frite em óleo bem quente. (ahh não se esqueça de fechar o corte que fez com um palito).




quarta-feira, 17 de junho de 2009

Lista de Platillos - Pratos tipicos


Alguns nomes que me lembro


1 -Tostadas (tortilla pequena, parece uma mini pizza. Só que em vez de molho de tomate é usado pasta de feijão, em cima é colocado frango desfiado, crema, queijo e alface picada).
2 - Gorditas
3 - Enchiladas suizas entre outras (tipo de panqueca feita com a tortilla recheada de frango coberta com salsa roja que é molho de tomate com pimenta ou salsa verde com um fio de crema por cima).
4 - Enfrijoladas de pollo, de chicharron etc...(um dos meus favoritos, tortilla enrolada com frango desfiado coberta com pasta de feijão com crema e queijo panela)
5 - Chilaquiles (tortilla cortada em 4 misturada com frango desfiado e muito molho com pimenta claro, coberto com queijo derretido e crema)
6 - Cochito
7 - Cochinita Pibil (prato típico de Yucatan mas tive a oportunidade de come-lo em Quintana Roo estado vizinho, ele consiste basicamente em carne de porco marinada com laranja e axiote, semente vermelha tipo urucum).
8 - Chalupas
9 - Nachos (tipos de doritos, tortilla cortada em 4 coberta de queijo, feijão, as vezes guacamole, salsas)
10 - Burritos (comum nos EUA e é recheado com feijão, carne, salsas e queijo)
11 - Asadero
12 - Cecina
13 - Sope
14 - Quesadilla, queijo, miolo, linguiça etc...
15 -Tinga (é frango ou carne desfiada com cebola)
16 -Tlacoyo
17 - Huarache (tortilla mais grossa em formato cilindrico com varias coberturas entre elas tinga)
18 - Menudos (miolos podem estar em tacos, quesadillhas etc..)
19 - Mole (existe vários, mais o mais conhecido é o mole poblano que é feito com frango e muitas especiarias entre elas o chocolate)
20 - Nopal (tipo de cacto)
21 - Huevos a la mexicana (com tomate e cebola), huevos rancheros, huevos estrellados (fritos), 22 -Revueltos (mexidos) etc.....
23 - Cajeta (doce de leite bem queimado)
24 - Garbanzos con Nopales (grão de bico com nopal, cacto)
25 - Nieves (sorvete de agua)
26 - Helados (sorvete de leite)
27 -Paletas (picolé ou pirulito)
28 - Pollo rostizado (frango assado)
29 - Carnitas
30 - Barbacoa (a original é carne de cordeiro cozida em um buraco na terra)
31 - Tamales (parecida com pamonha só que é mais dura e recheada com frango, mole ou até com recheios doces).
32 - Pozole blanco, rojo etc..( grão do milho parecido com o do canjica servido como um sopa com diversas carnes entre elas carne de porco e frango).
33 - Gringa
Tacos al pastor (carne fantástica feito da mesma forma que o churrasquinho grego e colocado em cima de uma tortilla e salpicado com coentro e cebola e um pedacinho de abacaxi).
34 -Tlayudas
Empanadas (mistura de empanada argentina com pastel, só que é feita com a massa da tortilla e é frita em oléo)
35 - Capirotada
36 - Bistec empanado
37 - Carne a la tampiqueña
38 - Panuchos
39 - Huitlacoche (fungo que nasce da espiga de milho)
40 - Tacos dorados
41 - Flautas
42 - Arroz a la mexicana
43 - Ceviche ( peixe cozido no suco do limão com cebola, tomate, chile e coentro picados)
44 - Caldos de pollo, marisco, medula etc...
Bebidas

1 -El atole (tipo de mingau fino de chocolate ou morango tomado normalmente com tamales)
2 -As aguas
3 -Horchata
4 -Jamaica
5 -Tamarindo
6 -Tequila
7 - Mescal
8 -Pulque



Cansei de escrever kkk,,, depois continuo e nem falei dos chiles kkkk


Frijol con puerco



Este é um prato típico de Yucatan onde fica a cidade de Mérida. Quando morei no México e sentia saudades de comer um feijoada comia frijol con puerco. O gosto não é parecido, é bem diferente mas pelo menos era feijão com carne de porco. Acho que o principal ingrediente que mudava o gosto do feijão era o epazote usado no feijão em vez de folhas de louro.
Os Astecas foram os primeiros a cultivar a erva epazotl devido a suas virtudes medicinais e também por suas propriedades aromáticas. Hoje, mais no centro e sul do México, ele é indispensável nos pratos de feijão, especialmente de feijões pretos. É usada também para temperar carnes de porco, peixes, quesadilla de queijo com um galhinho de epazote.

Receita Frijol con Puerco

1 kg. Feijão preto
1 kg. de lombo de porco
1 kg. costeletas de porco
2 galinhos de epazote
1 cebola branca picada
1 colher de manteiga de porco
1 kg. de tomate picado
10 rabanetes picados finamente
¾ de xícara de coentro picado
1 cebola picada finamente
3 limões cortados em quatro


Na verdade você cozinha o feijão com as carnes da mesma maneira da feijoada. Depois você coloca em um parto fundo (Também é servido com arroz), coloca cebola, coentro e o rabanete picados por cima, e não se esqueça de espremer um limão.

terça-feira, 16 de junho de 2009

Pico de galo e Guacamole




O pico de Gallo é muito parecido com o nosso molho vinagrete. Ele é usado em muitos tacos e é muito gostoso.




Pique em cubos cebola, tomate, chile (pimenta), coentro e tempere com limão, sal e azeite (óleo).



O guacamole é um dos complementos mais usados na comida mexicana. O avocado ( abacate pequeno e de casca verde que quando está no ponto se torna quase preto) é usado em quase todos os pratos da culinária mexicana. É usado em sopas, pizzas, sanduiches e claro em tacos.

O mais importante ao se fazer um guacamole é o uso do Avocado (abacate da foto a cima), é muito fácil o preparo. Basta abrir o avocado, picar ou amassar e misturar com um pouco de cebola e tomate bem picadinho. Depois é só colocar um fio de azeite e meio limão espremido. Se quiser acrescentar pimenta e coentro serão bem vindos.

O avocado existe à mais de 50 mil anos e se propagou por toda a america. Para o Mexicano é surpeendente saber que os brasileiros o consomem com açúcar, em vitamina ou até com leite condensado, mas saibam que na Região do Caribe ele é cozido no forno recheado com carne moída.


segunda-feira, 15 de junho de 2009

Tortillas



Como já falei anteriormente um grande erro é comer a comida TexMex pensando na comida mexicana. A "cuisine" Tex Mex tem a origem no estado do Texas, é uma mistura de culturas e a evolução de várias cozinhas, ela surgiu com mexicanos radicados no Texas e com saudade de casa, mas deve ter sido ajustada pelos ingredientes que essas pessoas encontraram no novo lugar e hoje é bem diferente da cozinha mexicana.Não sejam enganados Tex Mex não é comida mexicana.


A culinaria mexicana é uma das poucas do mundo que pode ser considerada contínua pelos últimos 2 mil anos, apesar da colonização espanhola a partir de 1500. A língua espanhola se sobrepôs à língua local, mas a culinária indígena foi dominante no México, muitos ingredientes originários da região foram exportados para a Europa, como o tomate, a batata, o milho, o chocolate e a baunilha. Até hoje, os mexicanos possuem uma culinária predominantemente asteca, mas com inúmeras influências maias.


Falando um pouco del maiz y del trigo.


O maiz existe a mais de 10.000 anos, ele é originario da america e é encontrado desde o Canadá até a patagonia. O maiz foi de estrema importancia para povos como os aztecas, maias e incas. O milho é o cultivo de maior importancia no pais.

As tortillerias são locais pequenos encontrados em todas as esquinas onde são feitas tortillas de maiz quentinhas e deliciosas, elas são compradas por peso, em media uma familia de quarto pessoas compra meio quilo por dia.

Las panaderias são locais maiores, mais luxuosos onde você encontra varios tipos de pães salgados e doces.

Fajitas


A origem das fajitas remonta-se à cidade de Monterrey, no norte do México. O consumo de trigo neste estado é considerável se é comparado com o resto dos estados da Republica Mexicana, por lá as pessoas preferem tortillas de trigo, comem muita carne grelhada tipo os churrascos brasileiros..
Costuma-se acompanhar as fajitas com diversos tipos de molhos entre os mais famosos temos o
Guacamole, Pico de Gallo, diversos tipos de "Salsas" picantes, desde as mais suaves até as mais ardidas.
É claro, nunca devem faltar nossas famosas tortillas já sejam de milho ou trigo, o interessante é a convivência familiar ao redor de uma saborosa comida.


Outras pessoas argumentam que as fajitas surgiram no Texas. Não tenho certeza da origem desse parto mais sem duvida acho que é o prato mexicano mais fácil de ser degustado por um brasileiro.
Existem Fajitas de carne bovina, de frango, de frutos do mar e a mista.
Vou dar um exemplo de Fajitas de carne bovina
Para 2 pessoas
Meio quilo de file Mignon ou fraldinha de boa qualidade
2 cebolas
1 tomate
1 pimentão vermelho
1 pimentão amarelo ( se preferir pode usar o verde)
Alho
Coentro
Fatiar a carne em tiras, frita no azeite e adicionar o alho ( se quiser), as cebolas fatiadas o tomate e os pimentões. Depois de pronto colocar por cima o coentro picado.
Esquentar as tortillas e colocar do lado.
Fazer também o guacamole, crema, pica de galo e salsa roja. (será explicado mais tarde)
Como comer: Pegar a tortilla aquecida e colocar o preparado de carne dentro dela e acrescentar o guacamole e o pico de galo.

Quesadillas

As sincronizadas ou quesadillas são muito faceis de fazer e podemos faze-las facilmente no Brasil.
Os queijos usados no mexico são o Manchego, Oaxaca, Asadero, Queijo Monterrey Jack entre outros. A diferença entre uma quesadilla e uma sincronizada é que uma é aberta e a outra é fechada. Existem muitos tipos de variaçoes como com tortilla de maiz ou de trigo como também com linguiça moida frita e champignons.

Comida mexicana no Brasil


Comecei a fazer este Blog devido a paixão que tenho pelo México.
Meu maior objetivo é tentar ajudar e ensinar as pessoas um pouco sobre a cultura, tradições e a culinária mexicana. O maior problema que encontro no país é a falta de ingredientes encontrados. Outro item interessante a ser abordado é deixar claro as diferenças das comidas e mostrar receitas que são realmente mexicanas. Os brasileiros estão acostumados a comer comida tex mex ( aqueles tacos duros, carne moída, burritos de feijão etc...) isso não é comida mexicana, não é que seja ruim eu mesmo adoro, mas essas comidas são americanas. Em primeiro lugar a base da comida mexicana é a tortilla de maiz (produto não encontrado no Brasil), existe alguns restaurantes mexicanos em São Paulo que vendem. A única tortilla que podemos comprar aqui é a de trigo (a pulman, mesma empresa da mexicana Bimbo está fazendo e se chama Rap 10), mais com essa tortilla não podemos fazer os principais pratos mexicanos. Aqueles tacos duros que vendem aqui não vou nem citar.



Vou passar uma receita bem fácil de fazer que se chama sincronizadas


Ingredientes para 2 pessoas

4 tortillas de trigo (Rap 10 da pulmam)

150 gramas de queijo que derreta (o que preferir)

150 gramas de presunto.


Colocar o queijo e o presunto em cima de uma tortilla e colocar outra por cima como se fosse um beirute.

colocar um fio de óleo na frigideira e fritar as sincronizadas dos dois lados.

Se quiser acrescentar depois de pronta algum tipo de molho de pimenta fica uma delicia.


Muito bom para o café da manhã.